segunda-feira, 3 de novembro de 2025

VILA RUIVA: desde o Calcolítico e Neolítico.

A área ocupada pela Freguesia de Vila Ruiva (20km2) localiza-se na falda sudoeste da Serra de Portel, barreira natural que separa os Distritos de Beja e Évora.

O acidentado do terreno e as condições de solo e clima estão na base duma agricultura tradicional intensiva de tipo minifúndio, com base nas culturas da vinha e do olival.

Este setor primário continua a ser o principal na atividade da freguesia, progressivamente substituído pelo setor dos serviços (sobretudo em Cuba, Alvito e Beja), e por população não ativa, reflexo do despovoamento e envelhecimento da população que tem marcado as últimas décadas.

Enquadramento Histórico

A ocupação humana do território hoje pertencente à Freguesia de Vila Ruiva, data de tempos pré-históricos, atestada por vestígios (como a Anta da Formiga) e materiais representativos dos períodos Calcolítico e Neolítico.

No período romano terá existido aqui uma vila rústica de alguma importância, à beira da via que ligava Évora (Ébora) a Beja (Pax Julia), junto à represa cujas ruínas ainda hoje testemunham essa ocupação.

O mais importante vestígio desta época é a Ponte Romana, que ainda hoje liga as duas povoações da freguesia, único testemunho das dominações que lhe seguiram - a visigótica e a árabe.

Ao longo da Alta Idade Média são várias as referências documentais a Vila Ruiva, que entretanto se constitui como concelho, sucessivamente doado entre os nobres e o clero do país.

Em 1836 o concelho foi extinto, tendo a freguesia sido anexada ao concelho de Cuba em 1839, situação que se mantém hoje, agrupando as povoações de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos.

Patrimônio

Vila Ruiva possui um patrimônio rico e diversificado, destacando-se:

- Represa Romana - Ribeira de Malcabrão.
- Igreja Matriz - Nossa Senhora da Espetação (Encarnação).
- Igreja da Misericórdia.
- Ermida de Nossa Senhora da Represa.
- Ermida de São Sebastião.
- Igreja do Senhor da Ladeira.
- Museu de Arte Sacra.
- Junta de Freguesia.
- Anta da Formiga - Albergaria dos Fusos.
- Igreja de Nossa Senhora do Outeiro - Albergaria dos Fusos.
- Ponte Romana - Ribeira de Odivelas - Albergaria dos Fusos (foto).



Imagem: Por Carole Raddato from FRANKFURT, Germany - Roman Bridge, Ponte Romana de Vila Ruiva, Lusitania, Portugal, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33005218

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISCINA: A Coberta Já Reabriu em Cuba!

A piscina municipal coberta de Cuba retomou o seu funcionamento na passada terça-feira, dia 27 de janeiro de 2026.  A Câmara Municipal deu c...