sexta-feira, 21 de novembro de 2025

EVENTO: Encontro Literário na Casa Fialho de Almeida

A Associação Cultural Fialho de Almeida vai levar a efeito o último Encontro Literário deste ano de 2025, a apresentação do Livro abaixo indicado:

Em Beja, nunca me perco.
Autor - Martinho Marques.
Apresentação de Jorge Silva.

Com Momento Musical.

29 de Novembro de 2025, 16H / Casa Fialho de Almeida - espaço rural, Cuba 

Agradecemos confirmação de presença até quinta-feira, 27 de Novembro.

MERCADONA: Loja de Beja Já Está a Recrutar

MERCADONA, BEJA
A Mercadona vai abrir uma nova loja em Beja em 2026, a segunda no Alentejo. A nova loja estará localizada no futuro Retail Park de Beja e já iniciou o processo de recrutamento para o seu quadro de pessoal. 

Abertura: A loja tem abertura prevista para 2026.

Localização: Ficará no futuro Retail Park de Beja, em construção entre o Bairro da Esperança e a Estrada das Apolinárias.

Expansão: Esta abertura reforça a expansão da Mercadona em Portugal, seguindo a inauguração da primeira loja no Alentejo em Évora em 2024.

Recrutamento: A empresa já iniciou o processo de contratação para a nova loja. 

No âmbito do seu plano de expansão em Portugal, a Mercadona deu início ao processo de recrutamento para a sua futura loja de Beja com abertura prevista para 2026.

A Mercadona continuará a apostar na criação de emprego estável e de qualidade, mantendo o compromisso de formar uma equipa focada na excelência e no serviço.

A Mercadona, empresa de supermercados, que conta já com mais de 65 lojas em Portugal, vai abrir em Beja, no próximo ano, um novo supermercado, que se irá localizar no novo Retail Park e encontra-se em fase de recrutamento para esta nova loja.

As vagas em aberto para trabalhar nesta loja são para operador de loja. Todas as ofertas de emprego têm um período de formação, com contrato efetivo, e são remuneradas desde o primeiro dia. Além disso, durante esse período, todas as despesas estão a cargo da empresa – alimentação, transporte, estadia e também viagens a casa 2 vezes por mês para todos os colaboradores.

Os interessados em trabalhar na nova loja de Beja, podem candidatar-se aqui: 

Criação de emprego estável e de qualidade

A Mercadona está presente em 12 distritos em Portugal e conta já com 7.000 colaboradores, sendo que 1.700 se incorporaram na empresa em 2024. Para dar resposta ao plano de expansão, a empresa encontra-se a recrutar para diversas funções, reforçando a aposta feita em território nacional e criando emprego estável e de qualidade.

No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 € brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 € alcançados num máximo de 4 anos. 

Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de trabalho noturno. Com o cumprimento de objetivos individuais e da empresa, soma-se ainda o Prémio Anual, que a partir do primeiro ano civil completo é equivalente a um salário extra e, a partir dos 4 anos de antiguidade, é de dois salários extra.

A nova tabela salarial oferece assim um salário de entrada 23 % acima do salário mínimo nacional (SMN). Já os colaboradores com mais de 4 anos de antiguidade, auferem atualmente um salário superior em 68 % ao SMN.

A Mercadona possui uma Política de Recursos Humanos diferenciada que aposta na construção de carreiras, na progressão salarial, na equidade e na promoção interna, uma das principais formas de valorizar e criar oportunidades de desenvolvimento, procurando o talento dentro da própria empresa. A Mercadona tem ainda uma política de formação que é essencial para a preparação do futuro de todos os colaboradores, e que permite o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Recentemente, e pelo terceiro ano consecutivo, a Mercadona foi distinguida nos prémios Randstad Employer Brand Research 2025, como a empresa mais atrativa para trabalhar no setor da distribuição.

Fonte: Site Mercadona - 

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

PORTUGAL: Dia de São Martinho

O Dia de São Martinho ou Festa de São Martinho é uma festa litúrgica e popular em honra de Martinho de Tours celebrada anualmente a 11 de novembro.

Nascido na Hungria por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica. 

Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo. Morreu a 8 de novembro de 397. 

A lenda mais conhecida indica que Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva. Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: "Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou".

Em Portugal, a data é comummente associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o novo pode ser degustado. É tradição fazer-se um grande magusto, castanhas assadas sob as brasas da fogueira (às vezes figos secos e nozes), e beber-se uma bebida alcoólica local chamada água-pé, resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga (um licor doce obtido de forma muito semelhante, que inclui ainda aguardente).

O autor José Leite de Vasconcelos afirmou que o magusto representa um sacrifício em honra dos mortos, explicando que em tempos, nalguns locais, era tradição acender as fogueiras e preparar, à meia-noite, uma mesa com castanhas para os mortos da família irem comer.

Um ditado típico português relacionado ao dia de São Martinho diz o seguinte:

No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho

Este período também é bastante popular devido ao bom tempo que ocorre em Portugal nesta época do ano, chamado de "verão de São Martinho". A denominação está ligada ao milagre da lenda do soldado, que afirmava que o tempo manteve-se soalheiro durante três dias após a bênção de Jesus.

Nota do Autor

Em geral, as adegas realizam eventos, para abertura das talhas que contém o vinho do ano, e para darem a provar o tal vinho junto com petiscos. É uma data de comemoração nas adegas, tascas e locais produtores de vinhos.

Imagem: Por José Goncalves - Obra do próprio, CC BY 3.0, - https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=10794095

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_S%C3%A3o_Martinho

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

EXPOSIÇÃO: Chapéus de Bruxa na Biblioteca Municipal

Até dia 12 de Novembro, está patente na Biblioteca Municipal de Cuba a exposição dos trabalhos criados no âmbito do “Concurso de Chapéus de Bruxa”, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Cuba para assinalar o Halloween.

Uma iniciativa que levou todas as turmas da Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico a darem largas à criatividade na construção de chapéus originais e repletos de cor, brilho e detalhe.

O resultado foi uma coleção diversificada e surpreendente, que pode agora ser visitada na Biblioteca Municipal de Cuba, onde toda a comunidade é convidada a apreciar o talento e o entusiasmo demonstrados pelos mais jovens.




quarta-feira, 5 de novembro de 2025

CAMINHAR: Cuba faz parte do Alentejo Walking Festival 2025

ORGANIZAÇÃO DO PASSEIO PEDESTRE EM CUBA

Posto de Turismo de Cuba

turismo@cm-cuba.pt

284 419 903/ 963 709 475

PERCURSO:

Dia 8 de Novembro (Sábado).

PR1 CUB – “Pelas Vinhas Centenárias de Vila Alva”

Inicio: Rua da República, Vila Alva; Coordenadas: N38º14’59” W07º54’00’ | Distância: 8.84 km; Duração: 3H Dificuldade: Moderada

Pontos de Interesse:

Vila de Vila Alva, Igreja Matriz N. Sra. da Visitação,  Igreja da Misericórdia,  Adegas típicas, Barragem de Albergaria dos Fusos e Vinhas Centenárias.

INSCRIÇÕES NESTE LINK: https://www.dareyouspot.com/SubEvents/AddInscription?eventId=859CB9B4F93F025C581F209A4A1427C5&subEventId=57EAB9F25EDBAA6404D139289FAABFF9

Sobre 

O Alentejo Walking Festival, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, surge com o objetivo de dinamizar a plenitude da sua rede de percursos pedestres, reforçando desse modo o Alentejo enquanto Destino de Caminhadas.

Em estreita parceria com os municípios do Alentejo, o Festival terá lugar entre 30 de outubro  e 9 novembro, promovendo os percursos pedestres sinalizados no território.

Nos primeiros dias do Festival, realiza-se a Conferência “ Redes  Municipais de Percursos Pedestres” (Lousal, Grândola – 30 outubro), a organização de um Passeio Pedestre Promocional de grande participação (Mertola – 1 de novembro).

No fim de semana seguinte, nos dias 8 e 9 de novembro, acontece a iniciativa “TODO O ALENTEJO A CAMINHAR”, com a organização de caminhadas em simultâneo por todos os municípios do Alentejo.

Com este Festival, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, pretende dinamizar e promover o Turismo de Caminhada no Alentejo através da valorização dos percursos pedestres da região, incentivando a descoberta da rica biodiversidade, cultura e património da região, e proporcionando experiências de bem-estar e conexão com a natureza para os participantes.

Escolha os Municípios que pretende visitar e os percursos pedestres a caminhar, e venha fazer parte do Alentejo Walking Festival!

terça-feira, 4 de novembro de 2025

CUBA CARNES: O Melhor Take-Away da Cuba!


Para quem busca uma refeição pronta, fresquinha e completa, a Cuba Carnes - Comércio e Venda de Carnes Frescas, é a melhor opção Take-Away (marmitas) da Cuba

Take-Away de lombo de porco com batatas e arroz

Com 3 opções de cardápio variável de segunda-feira a sábado, traz sempre opções de carne e de peixe, além dos invariáveis Febras à Casa - fritas ou grelhadas; seu Frango Grelhado Inteiro; o Frango Grelhado em dose; e as Grelhadas Mistas.

Além disso também oferece bitoques de porco, vitela, aves (peru ou frango), lombinhos a casa, grelhados (feitos na hora) e costeletas de borrego. Os grelhados de carne também podem ser feitos ao kilo, assim como batatas fritas.

Possui ainda frigoríficos com bebidas sempre frescas, assim como molhos e temperos para acompanharem as carnes que comercializa.

Comandada pelo Sr. Vitor Gil Fitas Carapuça, e tendo o simpático Diogo atendendo ao balcão, a garantia de comida boa e fresca é sempre certa!

A Cuba Carnes fica no Mercado Municipal - Lojas 3 e 4 - bem ao lado do ATM (Caixa Multibanco). 

Funciona de segunda-feira ao sábado, das 10h00 às 13h30, e das 17h00 às 20h00.

Seus telefones de contato são: 968 684 740 e 967 964 196.

Balcão de venda de carnes frescas

Feijoada da Cuba Carnes (Take-Away)





segunda-feira, 3 de novembro de 2025

VILA RUIVA: desde o Calcolítico e Neolítico.

A área ocupada pela Freguesia de Vila Ruiva (20km2) localiza-se na falda sudoeste da Serra de Portel, barreira natural que separa os Distritos de Beja e Évora.

O acidentado do terreno e as condições de solo e clima estão na base duma agricultura tradicional intensiva de tipo minifúndio, com base nas culturas da vinha e do olival.

Este setor primário continua a ser o principal na atividade da freguesia, progressivamente substituído pelo setor dos serviços (sobretudo em Cuba, Alvito e Beja), e por população não ativa, reflexo do despovoamento e envelhecimento da população que tem marcado as últimas décadas.

Enquadramento Histórico

A ocupação humana do território hoje pertencente à Freguesia de Vila Ruiva, data de tempos pré-históricos, atestada por vestígios (como a Anta da Formiga) e materiais representativos dos períodos Calcolítico e Neolítico.

No período romano terá existido aqui uma vila rústica de alguma importância, à beira da via que ligava Évora (Ébora) a Beja (Pax Julia), junto à represa cujas ruínas ainda hoje testemunham essa ocupação.

O mais importante vestígio desta época é a Ponte Romana, que ainda hoje liga as duas povoações da freguesia, único testemunho das dominações que lhe seguiram - a visigótica e a árabe.

Ao longo da Alta Idade Média são várias as referências documentais a Vila Ruiva, que entretanto se constitui como concelho, sucessivamente doado entre os nobres e o clero do país.

Em 1836 o concelho foi extinto, tendo a freguesia sido anexada ao concelho de Cuba em 1839, situação que se mantém hoje, agrupando as povoações de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos.

Patrimônio

Vila Ruiva possui um patrimônio rico e diversificado, destacando-se:

- Represa Romana - Ribeira de Malcabrão.
- Igreja Matriz - Nossa Senhora da Espetação (Encarnação).
- Igreja da Misericórdia.
- Ermida de Nossa Senhora da Represa.
- Ermida de São Sebastião.
- Igreja do Senhor da Ladeira.
- Museu de Arte Sacra.
- Junta de Freguesia.
- Anta da Formiga - Albergaria dos Fusos.
- Igreja de Nossa Senhora do Outeiro - Albergaria dos Fusos.
- Ponte Romana - Ribeira de Odivelas - Albergaria dos Fusos (foto).



Imagem: Por Carole Raddato from FRANKFURT, Germany - Roman Bridge, Ponte Romana de Vila Ruiva, Lusitania, Portugal, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33005218

ALBERGARIA DOS FUSOS: Aldeia Centenária.

Albergaria dos Fusos é uma aldeia entre Vila Ruiva e a Barragem de Albergaria dos Fusos, construída no início da década de 70, e que muito tem influenciado a sua evolução recente.

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. O antigo município era constituído pela freguesia da sede e tinha, em 1801, apenas 89 habitantes. 

Aquando da extinção do concelho, a antiga freguesia foi integrada no concelho (atual município) de Cuba. A própria freguesia foi suprimida no final do século XIX e o seu território integrado no da Freguesia de Vila Ruiva.

Com um casario tradicional interessante, apesar das modificações recentes, tem sofrido de forma aguda os processos de envelhecimento e despovoamento que tanto têm marcado a região.

Sua área abriga pontos de interesse: um Lavadouro, um Café, a Escola Primária, a Igreja e a Casa Mortuária, além da Praia Fluvial recém inaugurada (leia mais abaixo).

Coordenadas 38° 16′ 59″ N, 7° 56′ 06″ O

Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos

A Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos está inserida no complexo do Ecopark do Alentejo Central, que comportará um centro náutico para apoio à prática de desportos náuticos não poluentes, uma área de serviço para autocaravanas, um centro de cycling e uma torre para observação de aves.

Este projeto foi inaugurado a 11 de agosto de 2023 e possui excelentes condições para proporcionar dias de lazer e descontração em pleno contacto com a natureza. 

A praia oferece água de temperatura amena com a qualificação Excelente (3 estrelas) pela Agência Portuguesa do Ambiente, uma extensa área de areia fina branca, duas piscinas flutuantes, uma para adultos e outra para crianças, um campo de futebol e andebol e um campo de voleibol de praia, instalações sanitárias, posto médico, um bar/restaurante e muita natureza. 

A zona de recreio balnear é vigiada em permanência das 09.00h – 19.00H numa extensão de 80 metros.

No bar/restaurante panorâmico servem-se refeições com menu variado, mas em alternativa pode trazer o farnel e usufruir dos espaços de merendas criados para o efeito.

Venha conviver com a natureza no centro do Alentejo.


Horário de funcionamento: 09h00 -19h00

PISCINA: A Coberta Já Reabriu em Cuba!

A piscina municipal coberta de Cuba retomou o seu funcionamento na passada terça-feira, dia 27 de janeiro de 2026.  A Câmara Municipal deu c...