Esta distinção significa que a infraestrutura atingiu um “saldo líquido zero nas suas emissões diretas” de carbono.
O aeroporto reduziu, entre 2014 e 2022, esses níveis em 98,1 por cento. A par de Beja, também os aeroportos de Ponta Delgada e da Madeira foram distinguidos.
A informação foi divulgada durante o Fórum Global de Aviação Sustentável, que decorreu recentemente no âmbito da 28ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28).
Programa de Acreditação de Carbono Aeroportuária
O programa de Acreditação de Carbono Aeroportuária, conhecido como Airport Carbon Accreditation (ACA), é uma iniciativa global do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) que certifica e reconhece os esforços dos aeroportos na gestão e redução das suas emissões de carbono.
Os aeroportos progridem através de diferentes níveis de acreditação (atualmente sete) que avaliam o mapeamento, a redução de emissões, a otimização, a transformação e a neutralidade de carbono, incentivando a melhoria contínua e o engajamento dos stakeholders.
Níveis de acreditação
Nível 1 - Mapeamento: O aeroporto deve realizar um inventário das suas emissões de carbono (escopo 1 e 2).
Nível 2 - Redução: O aeroporto deve cumprir o nível 1 e estabelecer um plano de gestão para reduzir progressivamente as suas emissões.
Nível 3 - Otimização: O aeroporto implementa um plano abrangente de sustentabilidade e melhora continuamente as suas medidas de redução de emissões.
Nível 4 - Transformação: Os aeroportos alinham a sua gestão de carbono com as metas climáticas globais e se comprometem a reduções que se alinham com a ciência.
Nível 4+ - Transição: Além de cumprir os níveis anteriores, o aeroporto compensa as suas emissões de carbono residuais e de viagens de negócios da equipa.
Nível 5 e 6 - Neutralidade: Os níveis mais altos alcançam a neutralidade de carbono, compensando as emissões residuais por meio de créditos de carbono certificados.
Benefícios para os aeroportos
Gestão e melhoria contínua: Fornece uma estrutura para a gestão ativa de carbono e a melhoria das operações.
Benefícios ambientais: Promove o compromisso com a sustentabilidade e o alinhamento com as metas climáticas.
Reputação: Fortalece a reputação corporativa através da liderança em sustentabilidade.
Engajamento: Incentiva o envolvimento e a parceria com as partes interessadas (stakeholders).
Exemplos de aplicação
ANA (Aeroportos de Portugal): Os aeroportos da ANA têm recebido várias certificações ACA, demonstrando um compromisso contínuo com a redução de emissões.
Aeroporto de Confins (MG) (Brasil): Foi o primeiro aeroporto do Brasil a alcançar a neutralidade de carbono no âmbito do programa ACA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário