segunda-feira, 23 de setembro de 2024

CUBA: Tradições, Festas, Feiras e Romarias

FEIRA MEDIEVAL em VILA RUIVA
Último Fim-de-semana de Março.

FESTIVAL DO CARACOL E FEIRA DO CANTE E TRADIÇÕES
Último Fim-de-semana de Maio.

FESTAS EM HONRA DE SÃO LUIS em FARO DO ALENTEJO
1° Fim-de-semana de Agosto.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO em VILA RUIVA
2° Fim-de-semana de Agosto.

FEIRINHA GASTRONÓMICA DE VILA ALVA
3° Fim-de-semana de Agosto.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ROCHA em CUBA
3° Fim-de-semana de Agosto.

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO OUTEIRO em ALBERGARIA DOS FUSOS
2° Fim-de-semana de Setembro.

FEIRA ANUAL DE CUBA
1° Fim-de-semana de Setembro.

FEIRA DA CAÇA, PESCA E MUNDO RURAL em FARO DO ALENTEJO
Outubro.

PROVANDO O TARECO, VILA ALVA
Novembro.

MAPA: Concelho de Cuba - Festas e Tabernas


MAPA: Concelho de Cuba - Festas e Tabernas - Clique na imagem para baixar ou use o Mapa Interativo: https://visitcubaalentejo.pt/pt/mapa.aspx

O Concelho de Cuba localiza-se no interior do Alentejo a pouca distância das cidades de Évora (Património Mundial da Unesco) e de Beja, tendo sido no período do império romano atravessado pela via que ligava estas duas cidades (Eborae e Pax Júlia).

Apesar da sua dimensão, o concelho caracteriza-se por apresentar um relevo distinto no seu território: O Norte apresenta-se mais acidentado por influência da serra do Mendro de Portel e veste-se de extensas áreas de montado, pelo contrário, o Sul em peneplanície apresenta uma extensa planura de terrenos férteis para a prática agrícola, só quebrada pelo ondear de algumas colinas. 

A Serra do Mendro constitui uma barreira natural que estabelece uma fronteira natural entre Évora e Beja e que protege o concelho dos ventos do norte favorecendo a agricultura, em especial a cultura da vinha, para a qual o território apresenta um terroir único. 

Povoado desde a pré-história até aos nossos dias, este território encerra um vasto e rico património histórico, arquitetónico, cultural e natural que importa descobrir. Com um Povo hospitaleiro que sabe acolher de forma familiar os seus visitantes, algo que poderá constatar quando encontrar alguém que lhe indique de forma empenhada o melhor local para ouvir cante espontâneo, enquanto bebe um copo de vinho de talha acompanhado da gastronomia simples, mas sempre surpreendente para o mais complexo dos palatos. 

Um Povo que sabe manter as suas tradições e hábitos antigos de geração para geração, permitindo desta forma o diálogo florescente entre a experiência e a inovação. Algo que se nota numa experiência imersiva neste território que desperta paixões.

BEJA: Entidade de turismo quer voos comerciais

A entidade de turismo do Alentejo quer mais turistas estrangeiros na região e uma das estratégias passa por voos comerciais no Aeroporto de Beja. 

O aeroporto internacional recebe sobretudo voos executivos, o recorde de movimentos aconteceu em julho deste ano com 18 voos num só dia. Ainda é subutilizado.

PISCINA: A Coberta Já Reabriu em Cuba!

A piscina municipal coberta de Cuba retomou o seu funcionamento na passada terça-feira, dia 27 de janeiro de 2026.  A Câmara Municipal deu c...