quinta-feira, 28 de março de 2024

Festival do Caracol de 2024 já tem data marcada

O Festival do Caracol, evento já tradicional da Vila de Cuba, que chega à sua sexta edição, Baixo Alentejo, já tem data marcada para acontecer esse ano. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 2024: https://euamoacubadoalentejo.blogspot.com/2024/05/programacao-do-festival-do-caracol-2024.html

O evento irá realizar-se entre 24 e 26 de maio, no Largo Conde da Esperança, na vila de Cuba, mais conhecido por Largo da Bica (por ter uma bica centenária no seu centro). Marque na agenda pois é imperdível!

São dezenas de stands com o melhor da culinária da região, tendo como prato principal: o caracol! Junta-se a isso, música da melhor qualidade, vinho de talha, cante alentejano e tudo o que a região tem de oferecer de melhor! 

Esta iniciativa tem como principais objetivos: promover, apoiar e divulgar os produtos regionais e a gastronomia alentejana, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional nesta época do ano, como é o caracol; contribuir para a divulgação cultural, a organização de encontros sociais e promover a interculturalidade e o interesse turístico pelo território; e finalmente contribuir para o desenvolvimento de uma cultura e identidade local empreendedora.

Horários de Funcionamento de Festival: Sexta-feira (24), das 18h00 às 04h00; Sábado (25), das 17h00 às 04h00; Domingo (26), das 17h00 às 00h00.

Fonte: Câmara Municipal de Cuba - https://www.cm-cuba.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2460:2024-03-26-11-13-02&catid=51:cultura

Cuba: conferência "O Papel das Mulheres na Guerra Colonial"

No Município de Cuba começa hoje, dia 28, o ciclo de conferências que visa comemorar os 50 anos da Revolução de Abril. 

A primeira conferência é dedicada ao tema “O Papel das Mulheres na Guerra Colonial”, tem início marcado para as 18h00, realiza-se na Casa Fialho de Almeida e pode ser ouvida nos 104.5 FM da nossa rádio. Uma iniciativa realizada em parceria com a Voz da Planície.

Nesta primeira conferência participam João Português, presidente da Câmara de Cuba, Odete Borralho, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, bem como Maria Teresa Costa Abundância Carvalho e Mariana da Conceição R. Cabaça Maltez, ambas naturais da vila de Cuba e esposas de ex-combatentes.

É com o painel de oradores convidado, e atrás identificado, que se vai refletir e revelar "O Papel das Mulheres na Guerra Colonial" hoje, na Casa Fialho de Almeida, em Cuba, e nos 104.5 FM da Voz da Planície, a partir das 18h00.

O ciclo de conferências da Câmara de Cuba que visa celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974 prossegue, com mais duas sessões, que decorrerão durante o mês de abril.

Fonte: https://www.vozdaplanicie.pt/noticias/conferencias-de-cuba

terça-feira, 12 de março de 2024

O Caminho de Santiago passa por Cuba!

São Tiago Maior - quadro de Rembrandt
Há 4 rotas para descobrir os Caminhos de Santiago no Alentejo. Uma delas, a do Caminho Nascente, com uma extensão de 645 quilômetros entre Tavira e Trancoso, cruza a região por Beja, Évora e Estremoz, convidando à descoberta do patrimônio. 

Assegura o Turismo do Alentejo que percorrer os Caminhos de Santiago “esconde a promessa de uma aventura, de descobertas inusitadas, do desvendar de uma história que a memória preservou, uma história que se desenrola a cada paragem”. 

Mais do que caminhar, trata-se de “conhecer uma terra de paisagens que, ainda que diferentes, partilham o facto de serem únicas, repetindo-se apenas nas recordações que delas ficam”. E ir ao encontro do património, sejam monumentos, tradições ou gastronomia.

Dos 4 Caminhos de Santiago que, a partir do Algarve, cruzam o Alentejo, o chamado Caminho Nascente conduz quem o percorre, peregrinos ou turistas, por Estremoz. Mas o percurso, esse, inicia-se lá longe, em Tavira, entrando no Alentejo já depois de vencida a serra algarvia, na passagem sobre a ribeira do Vascão, em Mértola.

A 3a. etapa conduz o viajante a Amendoeira da Serra, e convida à visita de um centro interpretativo implantado neste território sensível em termos ambientais, com informação sobre a flora e fauna autóctones, bem como sobre o aproveitamento humano do rio Guadiana e a ocupação humana no vasto espaço, hoje quase desértico, entre Mértola e Beja, onde se chegará na quinta etapa, depois de uma paragem na Cabeça Gorda.


De Beja prossegue o caminhante para Cuba
, depois Alvito, Viana do Alentejo e Évora. Pela Estrada dos Aliados sai da cidade à “conquista” de Évora-Monte, certamente inspirado pela personagem lendária de Geraldo Sem Pavor. 

Aqui o convite é para uma visita ao “grandioso e severo” castelo, cujo perímetro amuralhado data do início do século XIV, quando D. Dinis mandou fortificar a vila.

Saiba mais em: https://swportugal.pt/pelos-caminhos-de-santiago-que-cruzam-o-alentejo/

Texto de Francisco Alvarenga do site Sudoeste Portugal: https://swportugal.pt/

Imagem: Por Rembrandt - Desconhecido, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1600548


Melhor ano turístico de sempre no Alentejo em 2023

O turismo no Alentejo cresceu, em 2023, cerca de 10% comparativamente com o ano anterior. Foi, aliás, o melhor ano de sempre, com mais de 260 milhões de euros em receitas de alojamento. 

Em entrevista, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, diz que estes resultados trazem “maiores responsabilidades” para gerar “um modelo de desenvolvimento que crie mais riqueza e se traduza em melhores condições de vida”. 

A região foi o destino turístico do país que mais cresceu nas dormidas de portugueses, com um crescimento de 7,8%. A média de crescimento no mercado nacional foi de 2,1%, o que significa que o Alentejo está a ganhar cota de mercado em relação a outros destinos. 

Isso é bom, porque tem muito a ver com a estratégia de desenvolver e consolidar esta relação cada vez mais próxima entre os portugueses e o Alentejo. Relativamente ao mercado nacional, os resultados são globalmente melhores. 

O Alentejo teve 3,3 milhões de dormidas, portanto é um novo recorde, e é um valor muito significativo à nossa escala. Em 2022 a região tinha tido pouco mais do que três milhões de dormidas. Outro dado importante é que conseguimos recuperar do número de hóspedes estrangeiros para níveis de pré-pandemia, superando os resultados de 2019.

Texto de Ana Luísa Delgado e Fotografia de Gonçalo Figueiredo

Confira mais desta entrevista com José Santos no link: https://swportugal.pt/melhor-ano-turistico-de-sempre-traz-mais-responsabilidades/

FEIRA ANUAL DE CUBA CELEBRA 90 EDIÇÕES

Começou ontem, quinta-feira, a 90.a edição da Feira Anual de Cuba, um certame que ao longo das últimas décadas tem apostado na divulgação da...